1º Campeonato GT (ninco GT)

Primeira prova do campeonato GT Ninco


Para a segunda parte da tarde estava reservada a 1ª prova dos GT’s Ninco, carros bem mais rápidos que os anteriores e quem tem como parte fundamental do regulamento o uso de carros de GT ninco e obrigatoriedade de motores igualmente da ninco. Compareceram 5 pilotos para esta prova, Henrique com um Porsche 996(AW), André com Audi R8 Lightning (AW), João Garcia com Audi R8 Lightning(AW), António Garcia com Mercedes CLK-GTR (Inline) e Pedro Reis com Ford GT Lightning (AW) . Devido ao adiantar da hora e ao número de participantes (e respectiva falta de pistadores) optou-se por fazer mangas de 5 minutos e correr só em 3 calhas (total 15 minutos).

Esta prova foi dominada da 1ª à última volta por Pedro Reis, conhecimento da pista (a correr em casa), um super bem afinado Ford Gt e uma condução quase sem erros (só duas saídas no total das três calhas).

No 2º lugar ficou o A. Garcia com o seu CLK com um excelente centro de gravidade, muito baixo e largo, mas, com motor em linha o que o colocou ao nível dos restantes carros.

No 3º posto ficou o André com um também muito bom R8 e com um bom andamento. Só não fez melhor por causa da sua inexperiência em provas de velocidade (mais habituado ás provas mais “solitárias” de rally) e ao piso com grip (bem mais feito ao piso de grip “zero”).

No 4º lugar, só a 3 metros do 3º lugar, ficou o seu pai, Henrique, que com um carro bem menos competitivo Porsche, principalmente devido a uma relação curta que o fazia perder demasiado em recta, apesar de ganhar na parte mais sinuosa, mas não o suficiente. Mesmo assim, um homem a ter em conta nas próximas provas porque com uma condução destas não será fácil de fazer frente caso consiga meter o carro mais no ponto.

Em 5º lugar ficou um irreconhecível João Garcia com o Audi. Um carro que chegou a fazer excelentes tempos por volta, só batidos pelo Ford GT (em cerca de 1 segundo na melhor volta!!!), nervosismo, falta de ritmo competitivo e desconhecimento da pista(o piloto que menos voltas tinha nesta pista) serão os principais factores para não ter conseguido melhor.

A prova:
1º Pedro Reis - 76 voltas
2º António Garcia – 69 voltas
3º André – 67 voltas (+3 metros)
4º Henrique – 67 voltas
5º João Garcia – 61 voltas

Campeonato Ninco GT
1º Pedro Reis – 20 pontos
2º António Garcia – 17 Pontos
3º André – 15 pontos
4º Henrique – 14 pontos
5º João Garcia – 13 pontos

Para breve será anunciada a data da próxima prova deste campeonato que será disputado no sentido contrário do actual. Sentido este que será invertido no dia da prova de modo a tentar eliminar um pouco o factor “jogar em casa”.








2ª Prova do Campeonato Ninco GT


Após a prova dos seat's foi a vez dos slots "para homens" :D , os Ninco GT, e nesta prova as surpresas foram mais que na prova anterior... já falo a este respeito...

No 1º lugar fiquei eu, como homem da casa, não foi nada de mais, carro em excelente estado, apesar de todo de origem (excepto pneus, uso Scaleauto RT Spirits, ref.SC4735 em todos os meus carros) estar excelente... para um carro de 25€... preparação à custa de chave de philips, chave hexagonal 0,9mm e óleo foi quanto bastou. Consegui fazer o melhor tempo em 3 calhas e o melhor tempo de volta da corrida. Apesar da vantagem que consegui no final da prova, as coisas estiveram muito mal, estive a 3 voltas do 1º lugar até quase ao final da 3ª calha (ver próximo texto). A ultima calha foi mesmo só gerir a vantagem e poupar o carrinho para as próximas provas.

Em 2º surge a primeira surpresa, Antonio Garcia, com um andamento brutal no inicio meteu concorrência em sentido. Um R8 muito bem preparado e com uma excelente relação. Chegou a andar à frente do Pedro Reis (eu lol) com 3 voltas de vantagem, mas um erro perto do final da 3ª calha, partiu o aleron do seu bolide, fez com que perdesse a vantagem até final da calha e a liderança na ultima calha. De destacar que conseguiu a sua melhor volta (e melhor volta da calha vermelha) já sem o aleron do seu Audi!!!!!

Em 3º lugar surge a segunda surpresa, Hugo Narciso, com um R8 da casa, com um andamento muito bom a inicio, mas a falta de experiência fez-lo cometer demasiados erros até que surge o erro fatal... partiu o aleron... mas portou-se como um piloto experiente (não será já?!!?) e consegui adaptar a condução certa ás condições do carro e assim não perder posições.

Em 4º lugar surge o Filipe, a andar bem, errar pouco, mas talvez por causa do carro ou do motor, não deu para fazer melhor, mesmo assim o melhor dos estreantes nesta pista.

5º lugar, Luis Pakito, com um Lamborghini também da casa, mas devido a estar a estrear (carro, motor e pneus) ainda não estava a 100% (na próxima prova estará melhor), mas mesmo assim voava baixinho e aproveitava tudo o que era pista e bermas, mas, como foi moda nesta corrida, num dos erros acabou por perder o aleron o que o fez ter de tirar o dedo, mas mesmo assim aguentou-se bem.

No 6º posto, surge o Mário Antunes. Ele bem tentou, mas não estava facil, o carro não ajudou, o motor não estava à altura da concorrência e a frente do seu porsche insistia em levantar na recta (único carro em que isso acontecia...), talvez patilhão curto ou frete demasiado alta ou prisão no eixo da frente...

7º lugar para o João. Do João não sei bem o que se passou (correu na minha manga), mas PEÇO JÁ DESCULPA PELAS VEZES QUE O MANDEI FORA, FORAM 2 SEGUIDAS :( . Mas uma coisa era certa, nas rectas o carro perdia para os adversários (pelo menos para mim) ... Da próxima terá de certeza um carro mais à sua altura ;)

8º posto ficou o Jorge. Problemas com o seu Megane e algumas dificuldades de adaptação à pista com piso ninco.

Campeonato Ninco GT após a 2ª prova:

1º Pedro Reis –---- 20 + 20 = 40 pontos
2º António Garcia – 17 + 17 = 34 Pontos
3º João Garcia ---– 13 + 11 = 24 pontos
4º André ----------– 15 + 0 = 15pontos
4º Hugo -------------- 0 + 15 = 15 pontos
6ºFilipe -------------- 0 + 14 = 14 pontos
6º Henrique –-------- 14 + 0 = 14 pontos
8º Pakito ------------- 0 + 13 = 13 pontos
9º Mário ------------- 0 + 12 = 12 pontos
10º Jorge ------------ 0 + 10 = 10 pontos








3ª Prova do Campeonato Ninco GT

No sábado passado, correu-se a 3ª prova do campeonato Ninco Gt. A prova realizou-se no sentido inverso da pista e a 12 voltes .
Nesta prova assistimos a alguns duelos interessantes.

Na 1ª manga foram para a pista três carros pela primeira vez (nesta pista), o Mercedes do Filipe Marques, acabadinho de sair da caixa, o Ford Gt do João e o Nissan do Mário. O Hugo Narciso levou o seu já conhecido Audi R8. O Mário, com um carro bem mais lento lá se ia aguentando até que começaram os problemas eléctricos, acabando a corrida com o carro de reserva (lamborghini) mas a prova já estava comprometida... O João teve muitas dificuldades em domar o seu novo Ford Gt deixando-o escorregar demasiado nas curvas perdendo sempre algumas décimas que ao fim dos 20 minutos resultou em algumas voltas. Seguem-se o Hugo e o Filipe, duelo digno de ser visto, fizeram uma manga inteira em que a diferença máxima entre ele foi de 4 segundos, chegando a fazer várias voltas lado a lado. Esta luta foi vencida pelo Filipe só na ultima volta quando o Hugo teve de arriscar tudo para ir buscar os 2 segundos que tinha de atraso cometendo um erro que lhe foi fatal... acabaram separados por cerca de 19 metros. Não esquecer também que sempre que os outros dois pilotos(a partir do momento que o Mário pegou no carro de reserva) se juntavam a estes dois as coisas complicavam, A MELHOR MANGA QUE JÁ SE FEZ CÁ POR CASA :)

Na 2ª manga foi a vez dos pais Antonio Garcia e Jorge Marques e eu (ainda sem o meu filho acorrer ;) ). Eu levei o meu já conhecido Ford Gt , o Garcia levou o Ford Gt já pilotado pelo filho e o Jorge o Mercedes também já com o carro "aquecido" pelo filho na manga anterior. Nesta manga grande luta entre os Ford, o do Garcia a curvar melhor e o meu a ser mais rápido em recta, como têm ambos o mesmo material, excepto os pneus, talvez este tenha sido o factor desequilibrador. O Jorge teve vários problemas de transmissão e tracção, ora se desapertava a cremalheira ora se desapertava uma jante... quando pegou no carro de reserva chegou a fazer um excelente registo na calha azul.

Resumindo, não fossem os problemas mecânicos o equilíbrio final tinha sido bem maior, isto somando ao maior conhecimento da pista e as hora de gatilho do Hugo prevê-se um resto de campeonato bem competitivo.
 



4ª Prova do Campeonato Ninco GT














Sem comentários:

Enviar um comentário