Le Mans Classic Interpistas 2014/15






  1. (POST DE 09 JULHO 2014)

    Esclarecimento nº1
    Sugerimos a todos os interessados que enviem um email para 2014lemansclassic@gmail.com para receberem regularmente todos os esclarecimentos e actualizações das informações sobre este campeonato. A Organização só comunicará de uma forma oficial através deste email.
    Relembramos que o intuito deste campeonato é permitir a utilização de modelos e marcas de Slots que não são ultimamente muito frequentemente utilizados em provas Interpistas. Em edições anteriores foram mesmo excluídos marcas e modelos que são mais usuais nas competições de clubes e pistas desta região.
    Foi decidido que para este Campeonato esses modelos fossem introduzidos nos modelos homologados. Mas para se manter a filosofia deste campeonato para esses modelos foram definidas limitações que permitem que a competitividade dos modelos anteriormente utilizados se mantenha. Esta é uma experiência que será avaliada durante este campeonato.
    No entanto, a utilização destes modelos nos últimos Campeonatos Interpistas organizados pelo José Pedro Gil e pelo Mário Rosas, não fazem por si só que os carros sejam homologados para este Campeonato Interpistas. Todos os carros irão ser verificados e homologados para o Campeonato e no início de cada prova. Algumas intervenções que eram “toleradas” anteriormente não o serão para este campeonato pelo que sugerimos que o regulamento seja lido com atenção.
    As provas a realizar em cada pista serão agrupadas por 2 grupos. Os carros Históricos e Classe 1 num grupo e a Classe 2 noutro grupo. De uma forma geral haverá para cada grupo um parque fechado que encerrará 1 hora antes do começo da prova respectiva. Para verificações haverá disponível 1:30, pelo que os concorrentes poderão apresentar os carros para verificações/homologações 2:30 antes do início de cada prova. A responsabilidade de apresentação de cada carro para verificação/homologação será de cada concorrente.
    Os carros serão apresentados abertos para verificação/homologação, sendo depois fechados pelos concorrentes no espaço disponível para o efeito. Os carros depois de verificados/homologados receberão um selo da organização no chassis, na carroçaria e no motor. O selo na carroçaria será colocada no interior da mesma, no chassis e no motor será na parte inferior dos mesmos. Sempre que seja necessário substituir um dos elementos selados o concorrente deverá submeter para verificação/homologação o elemento em questão que será selado de novo. Após este processo os carros serão colocados no parque fechado pela organização.
    A intenção da organização ao homologar vários motores permitidos para cada classe foi de proporcionar diversidade e que cada concorrente pudesse utilizar motores que tivessem disponíveis. Mas tendo em conta esta decisão, seremos rigorosos no cumprimento das especificações dos motores. Cada motor será medido em diversos parâmetros e será comparado como os valores obtidos pela organização numa amostra de motores idênticos. Para cada motor da lista homologada haverá uma variação de tolerância para cada medição que é da exclusiva responsabilidade da organização. Fora dessa variação a organização não aprovará o motor mesmo que o mesmo seja comprovadamente original. Esta medida visa evitar algumas “variações” que fogem ao espírito desta competição.
    As penalizações para as não conformidades ao regulamento serão publicadas mais perto do início do campeonato e poderá ser de exclusão do campeonato para casos de intenção comprovada de não conformidade ao regulamento depois de devidamente analisada pela organização.
    Mantendo o existente nos campeonatos anteriores não haverá qualificações e “warm-up”. A ordem de participação em cada prova será definida pela ordem de inscrição na prova para o email oficial da competição até à quarta-feira anterior à prova. Após essa data, a organização definirá por que ordem cada concorrente não inscrito na prova, dentro do tempo definido, irá participar na prova em questão.
    Para que a logística deste campeonato decorra com mais celeridade, iremos proporcionar uma prova de homologação 15 dias antes do início do campeonato. Nessa prova, poderemos aferir quais os carros que estão conformes ao regulamento, e que alterações poderão ser necessárias para que o carro fique de acordo com o regulamento. A prova de homologação não contará para a classificação do campeonato e a data e pista será definida posteriormente.
    Os valores de inscrição no Campeonato serão os seguintes:

    Pilotos – 3 aérios por classe até dia 15 de Agosto de 2014
    - 5 aérios por classe após dia 15 de Agosto de 2014

    Escuderias – Apenas uma inscrição para todas as classes:
    - 3 aérios até dia 15 de Agosto de 2014
    - 5 aérios após dia 15 de Agosto de 2014

    As inscrições só serão consideradas válidas após a recepção do comprovativo de pagamento recebido no email 2014lemansclassic@gmail.com.
    O NIB para pagamento deverá ser o seguinte: 0023 0000 00139623062 94y.
    Por nos terem sido colocadas diversas questões neste âmbito, a Organização esclarece o seguinte:
    1- Modelos permitidos
    - Na lista de modelos admitidos encontram-se modelos cuja reprodução em Slot poderá não corresponder em termos exactos ao modelo que concretamente correu em Le Mans na época designada.
    Entende esta organização que tal limitação não contende com o espírito da prova, constituindo apenas uma mera contingência comercial.
    - Os modelos de slot que, pela sua designação reproduzem alguns modelos que constam da respectiva listagem, mas que não correspondam efectivamente ao preciso modelo que correu em Le Mans, poderão correr, desde que cumpram com o regulamento quanto às características e quanto à época.
    - Encontram-se nestas particulares condições os seguintes modelos:
    - AC Cobra 289/427;
    - Alfa Romeu 33;
    - Alpine A 110;
    - Chevrolet Corvette C1;
    - Chevrolet Corvette C2;
    - Ferrari 312 Pb;
    - Ford Mustang 350 GT;
    Foi ainda incluído nos modelos permitidos o BMW 2002 que participou em Le Mans no ano de 1975.
    Por outro lado, existem modelos que correram em dois sectores diferenciados por este campeonato, no que toca às classes, pelo que, os concorrentes poderão optar a classe em que o modelo correrá, de acordo com as especificações que nele coloquem.
    Inserem-se neste caso:
    - Chevrolet Corvette C2 Stingray; (Classe Históricos ou 1)
    - Ferrari 250 LM; (Classe Históricos ou 2)
    - Ferrari 250P/275P (Classe Históricos ou 2)
    - Ford Mustang 350 GT; (Classe Históricos ou 1)
    2- Chassis
    - Advertimos que não serão toleradas quaisquer alterações aos chassis e às carroçarias dos modelos, com excepção das permitidas expressamente pelo regulamento.
    - Não é permitido cortar, aligeirar, suprimir, modificar e reforçar os chassis, com outros materiais que não seja cola.
    - O chassis tem de ser o de origem do modelo, assim como o berço no caso de existir.
    A leitura do ponto 7 do regulamento passa a ser a seguinte:
    7 Chassis
    a) Somente é permitido utilizar o chassis original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma, excepto os modelos construídos em kit, os quais poderão utilizar qualquer tipo de chassis do mercado, excepto os infra indicados na alínea g) deste artigo.
    b) Nos modelos Históricos de resina ou baseados em kit estáticos, não é permitida a utilização de chassis tipo HRS ou Plafit metálicos e similares. Só é permitido o uso de chassis provenientes de outros modelos de slots daquela época, ou chassis em resina, ou chassis extensíveis fabricados para o efeito.
    c) O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma, podendo estes serem fixados ou colados.
    d) Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
    e) É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que limitem o seu movimento vertical.
    f) ) A Zona do suporte do patilhão pode ser limado, e/ou alterado, de forma a melhor receber o mesmo.
    g) Não são permitidos os chassis do tipo “HRS” ou similar, nem metálicos de qualquer espécie.
    h) A utilização de suspensão é proibida.
    i) É permitido trabalhar o chassis exclusivamente para suprir defeitos respeitantes à sua capacidade de basculação relativamente à carroçaria.
    3- Caso especial da colocação do motor em alguns modelos
    - Pela especial dificuldade que existe na adaptação do motor regulamentar em alguns modelos modelo, como por exemplo o De Tomaso Pantera, a organização aceita que seja trocada a bandeja original do motor por uma outra, para posicionamento do mesmo em ângulo, por forma a permitir uma melhor colocação do motor de caixa curta legalmente permitido.
    4- Rodas
    - Não será permitida a utilização de rodas cujas dimensões não respeitem as proporções do modelo real, nomeadamente, a utilização de diferentes dimensões de tamanho das jantes quando o modelo real o não possuía. O tamanho máximo de jante permitida neste campeonato será de 16,5 para todas as classes.
    - As jantes e o seu interior deverão respeitar a época do modelo, ou serem similares. Em caso de dúvida a organização sugere que seja colocada previamente à sua apreciação a utilização das mesmas por parte do Concorrente.
    - Não serão permitidos interiores das jantes (inserts) em papel ou bidimensionais.
    Como todos os aspectos supra descritos serão cuidadosamente verificados solicita-se aos concorrentes uma leitura atenta do regulamento.
    5- Quanto aos motores (medidos a 12 V):
    - Existem 3 classes em competição:
    Históricos: cujos motores poderão atingir as 13.000 rpms, e, no caso dos modelos com motor à frente, com carroçaria de resina ou da marca “Carrera”, poderão utilizar motores até 16.000 rpm;
    Classe 1 (Turismos e Grande-Turismo): cujos motores poderão atingir as 18.000 rpms. Nos modelos com motor à frente e/ou com motor atrás do eixo traseiro poderão utilizar motores até 20.000 rpms. Nos modelos Scaleauto; MSC, Spirit e Fly Racing estão limitados a motores até 16.000 rpms.
    Classe 2 (Sport-Protótipos): cujos motores poderão atingir as 21.500 rpms, excepto nos modelos Slot-It; Sloter Racing; Avant-Slot; MSC; Policar; NSR e Scaleauto, que estão limitados a motores de 18.000 rpms.
    6- Altura ao solo – Classe 2.
    A altura ao solo na classe 2 será a seguinte:
    • Classe “2”:
    1,2 mm medidos na sua parte traseira do modelo, e
    0,5 mm medidos na zona frontal do modelo.
    7- Escuderias:
    Tendo em conta uma possível realização de mais uma prova de 24 Horas no próximo ano, e em ordem à preparação e selecção das Escuderias eventualmente concorrentes, entendeu a organização alterar a alínea j) do artigo 5º do Regulamento da prova, passando o mesmo a ter a seguinte redacção:
    a) - “Existe uma classificação para Escuderias que se inscrevam nos seguintes termos:
    • Inscrição como Escuderia, com denominação.
    • As Escuderias terão no máximo entre 4 a 6 pilotos.
    • A pontuação da Escuderia será efectuada por cada classe, correspondente à soma dos pontos que os dois melhores pilotos de cada Escuderia obtiverem em cada prova.”
    8- Na hipótese de se vir a organizar outra vez uma prova de 24 horas com estes modelos no ano de 2015, decidimos informar que a mesma será para equipes com 6 elementos exclusivamente.
    A prioridade de inscrição nessas 24 horas será a seguinte:
    A- Equipes de 6 elementos inscritas e que participam no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 e que os pilotos tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato
    B- Equipes que se fundam inscritas e que participam no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 e que os pilotos tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato
    C- Equipes criadas por pilotos que estejam inscritos e que tenham participado em 4 provas mínimo no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015
    D- Equipes de pilotos que não tenham participado no Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015 ou que os pilotos não tenham participado em 4 provas mínimo no campeonato
    Pela Organização.

    RETIRADO DA PÁGINA DE FACEBOOK DO CAMPEONATO EM CAUSA NO DIA 9JULHO2014
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    (POST DE 09 JULHO 2014) 

    Versão final do regulamento

    Campeonato Le Mans Classic Interpistas 2014/2015

    1 - Campeonato
    Este campeonato é denominado “Le Mans Classic Interpistas 2014/2015”, e será composto por nove provas de velocidade em circuito fechado, em piso de madeira, Ninco e Carrera, para modelos Históricos e Clássicos desde o ano de 1960, até ao ano de 1975 inclusivé, nas pistas indicadas no ponto 3.
    2 - Modelos
    Os modelos que poderão ser inscritos serão todos os modelos Históricos e Clássicos que tenham efectivamente corrido, e/ou treinado, em Le Mans entre 1960 e 1975.
    3 - Calendário de Provas
    As provas realizam-se nas datas abaixo indicadas e têm inicio às 14.00 horas.
    • 1.ª prova - dia 13 de Setembro de 2014, na pista de madeira da Slot-Arrábida, em V. Nogueira de Azeitão.
    • 2.ª prova - dia 11 de Outubro de 2014, na pista Ninco da Azi-Slot, na Azinhaga.
    • 3.ª prova - dia 8 de Novembro de 2014, na pista da Slotmodelracing, na Beloura.
    • 4.ª prova - dia 13 de Dezembro de 2014, na pista da AE-Slot, no Cacém.
    • 5.ª prova - dia 10 de Janeiro de 2015, na pista do O Vidrinhos, na Granja.
    • 6.ª prova - dia 7 de Fevereiro de 2015, na pista da RGP, em São Domingos de Rana.
    • 7.ª prova - dia 21 de Março de 2015, na pista da Adrenaline, em Lisboa.
    • 8.ª prova - dia 18 de Abril de 2015, na pista do Slot Clube de Almada, em Almada.
    • 9.ª prova - dia 16 de Maio de 2015, na pista do SCCL, em Lisboa.
    Nota 1: Se por algum motivo a pista supra designada não puder cumprir com a marcação respectiva, a Organização escolherá livremente a pista que a substituirá.
    Nota 2: As pistas obrigam-se a fornecer à Organização, num prazo máximo de 24 horas após o de curso da prova, as classificações, em formato Excel, com as voltas totais, voltas por calha, e com o melhor tempo realizado por cada piloto, em cada calha.
    4 - Provas
    a) As pistas deverão fornecer corrente de “13 volt” à respectiva calha.
    b) Cada prova terá uma duração, em cada pista, equivalente ao somatório de tempo correspondente a 5 minutos por calha, efectuando-se as mangas necessárias ao número de pilotos que se apresentarem à partida.
    c) A vitória em cada prova será atribuída, ao piloto que perfizer a maior distância total em cada prova, seguindo-se a demais classificação dos restantes pilotos.
    d) Apenas haverá um intervalo entre cada calha para mudar os respectivos carros e colocar as cores daquelas, operação que deverá ser efectuada apenas por pessoal da Organização e/ou autorizado por esta.
    e) Qualquer assistência aos carros será efectuada durante o tempo de prova, e, nos locais indicados para o efeito, pela respectiva Pista, excluindo-se os tempos para mudança de calha.
    f) Em cada prova, os pilotos terão obrigatoriamente de pistar os carros dos pilotos da manga em que não estiverem a competir, e nos locais indicados pela organização e/ou pela Pista respectiva.
    g) Antes de cada série de duas mangas haverá a verificação técnica dos carros e após aprovação, os carros entrarão em parque fechado.
    h) No parque fechado não poderá haver manuseamento dos carros excepto pelos organizadores/director técnico. O não cumprimento deste preceito dará penalização que pode ir até à exclusão de participação na prova.
    i) Após a conclusão de cada série de duas mangas os carros voltarão a parque fechado donde só sairão após autorização dos organizadores/director técnico. O não cumprimento deste preceito será penalizado.
    5 - Pontuação
    a) Ao primeiro lugar 50 pontos; e, daí em diante, intervalado por um ponto apenas, até ao último classificado.
    b) Apenas contarão para a classificação, a soma da melhor pontuação de 8 provas.
    c) Em cada prova, o piloto que obtiver a melhor volta em prova, somará mais um ponto.
    d) A distribuição dos prémios será feita durante o “2015 Arrábida Historic Revival”.
    e) Haverão três classificações distintas:
    • “H” ou “Históricos” - modelos que tenham corrido desde o ano de 1960, até ao ano de 1965;
    • Classe “1” - modelos de Turismos e Grande-Turismos que tenham corrido de 1966 até ao ano de 1975;
    • Classe “2” - modelos Especiais, Sport-protótipos e Barchettas, que tenham corrido desde 1966, até ao ano de 1975.
    f) Os modelos e as respectivas classes estão devidamente assinalados na lista anexa ao presente regulamento, de modo a esclarecer e a melhor enquadrar os casos especiais, que correram nos anos que efectuem fronteira entre várias classes, e que para alguns que poderão oferecer dúvidas.
    g) Alguns modelos que correram em anos que integrem duas classes diferentes, poderão escolher a classe respectiva em que irão correr, devendo obedecer às especificidades regulamentares próprias da classe escolhida.
    h) Em cada prova, os pilotos apenas poderão correr em duas categorias.
    i) As provas têm o seu início preferencialmente, pela classe “H”, seguida da “1” e depois da “2”.
    j) Existe uma classificação para Escuderias que se inscrevam nos seguintes termos:
    • Inscrição como Escuderia, com denominação.
    • As Escuderias terão no máximo entre 4 a 6 pilotos.
    • A pontuação da Escuderia será efectuada por cada classe, correspondente à soma dos pontos que os dois melhores pilotos de cada Escuderia obtiverem em cada prova.
    6 - Carroçaria
    a) Modelos/Slot em plástico, que representem modelos que tenham corrido desde o ano de 1960, até ao ano de 1975, não sendo permitida qualquer alteração da carroçaria, ou de qualquer uma das suas partes, devendo conservar todas as suas proporções, em todas as dimensões.
    b) Nos modelos da classe “Históricos” também poderão correr modelos com carroçarias elaboradas em resina, desde que a escala 1/32 seja mantida, podendo estes modelos utilizar qualquer modelo de chassi para clássicos da sua época, existentes no mercado.
    c) Excluem-se desta prova os modelos da Racer; Racer-Silverline e MG Vanquish, por estarem manifestamente fora de escala.
    d) Os modelos das marcas Slot-It; Fly-Racing, Sloter Racing, Avant-slot, MSC; Policar; Scaleauto, Spirit e NSR, poderão correr com as seguintes limitações:
    • Classe 1:
    Os modelos da Scaleauto, MSC, Spirit e Fly Racing, desde que integrados na respectiva época do modelo, poderão correr, desde que utilizem um motor cujo limite das suas RPMs não ultrapasse as 16.000 a 12 V, devendo os seu elementos de origem se manterem quanto ao berço, e, cumprir o restante regulamento quanto às demais características, nomeadamente quanto à não utilização de interiores e vidros aligeirados ou em Lexan.
    • Classe 2:
    Os modelos das marcas Slot-It; Sloter Racing; Avant-Slot; MSC; Policar; NSR e Scaleauto, desde que utilizem um motor cujo limite das suas RPMs não ultrapasse as 18.000 a 12 V, devendo os seu elementos de origem se manterem quanto ao berço, e, devendo cumprir o restante regulamento quanto às demais características, nomeadamente quanto à não utilização de interiores e vidros aligeirados ou em Lexan.
    e) Os carros deverão conservar todos os elementos e características dos modelos retirados da caixa, permitindo-se, no entanto, retirar os elementos meramente decorativos, como os retrovisores (se separados da carroçaria).
    f) A decoração é livre.
    g) Os parafusos de fixação poderão ser substituídos por outros mantendo os pinos de fixação na sua posição original.
    h) O sistema de fixação do motor é o fornecido de série sem modificação, podendo ser reforçado.
    i) O habitáculo é livre devendo, contudo, manter-se a figura tridimensional do piloto, não podendo utilizar-se “lexan” nem qualquer outro material similar.
    j) Nas carroçarias em resina ou derivada de Kits estáticos, é permitido trabalhar o interior de modo à correcta colocação e funcionamento do chassi bem como das restantes peças mecânicas do carro.
    k) Não serão admitidas carroçarias em material que não seja plástico injectado, nomeadamente, resinas, poliuretanos, fibras de vidros, fibra de carbono e materiais similares, com excepção do disposto na “alínea b)” deste ponto.
    l) A lista de modelos infra indicada é obrigatória quanto aos modelos em si, e meramente indicativa quanto às marcas de slots, podendo, contudo, ser admitidos modelos que, embora não tenham participado na prova, tenham participado nos respectivos treinos, e/ou, que pelas suas características se assemelhem aos modelos que efectivamente correram, mas sempre sob aprovação prévia da organização.
    7 - Chassi
    a) Somente é permitido utilizar o chassi original do veículo, que o fabricante atribui à carroçaria sem modificação alguma.
    b) Os modelos construídos em kit, poderão utilizar qualquer tipo de chassi do mercado, excepto os infra indicados na “alínea i)” deste ponto.
    c) Nos modelos Históricos de resina ou baseados em kit estáticos, só é permitido o uso de chassi provenientes de outros modelos de slots daquela época, ou chassi em resina, ou chassi extensíveis fabricados para o efeito.
    d) O suporte do motor deve ser o original do modelo sem modificação alguma.
    e) Os ímanes são proibidos, excepto os próprios indutores do motor.
    f) O suporte do patilhão é o original do chassi, sem nenhuma modificação, com excepção das infra descritas.
    g) É permitido reforçar o suporte do patilhão, bem como, a utilização de anilhas que limitem o seu movimento vertical.
    h) A zona de suporte do patilhão pode ser limada, e/ou alterada, de forma a melhor receber o mesmo, e a colocá-lo funcional.
    i) Não são permitidos os chassi do tipo “HRS” ou similares, nem metálicos de qualquer tipo.
    j) A utilização de qualquer tipo de suspensão (com molas ou qualquer outro material elástcio) é proibida.
    k) É permitido trabalhar o chassi exclusivamente para corrigir defeitos respeitantes à sua capacidade de basculação relativamente à carroçaria.
    l) Os modelos da MRRC poderão utilizar outro chassis para modelos da mesma época.
    m) É permitida a colocação de parafusos na zona frontal do chassis para melhor fixação do eixo da frente.
    8 - Eixos
    a) Os eixos são livres.
    b) As chumaceiras são livres, sendo permitida a utilização de rolamentos.
    c) É permitida a utilização de anilhas ou espaçadores, para redução das folgas laterais nos eixos.
    9 - Rodas
    a) As rodas completas (jante e pneu) montadas no eixo, não poderão ser diferentes do aspecto do modelo original, admitindo-se, contudo, jantes que se assemelhem em aspecto e tamanho às do modelo original, ou das em voga na sua época.
    b) As 4 rodas devem apoiar numa superfície plana, em posição estática.
    c) As rodas não poderão sobressair da carroçaria.
    d) Pode ser utilizado material calibrado.
    e) Os pneus devem apresentar as seguintes medidas mínimas:
    • Na classe “H” - os pneus devem manter uma altura no seu flanco superior a 2,0 mm;
    • Na classe “1” - os pneus devem manter uma altura no seu flanco, superior a 1,5 mm.
    • Na classe “2” - os pneus devem manter uma altura no seu flanco superior a 1,0 mm.
    f) É proibida a utilização de “capas”, a qual se entende por uma mera cobertura de borracha sem qualquer estrutura de pneu, nos pneus dianteiros em todas as classes.
    g) Os pneus devem ser em borracha preta.
    h) É permitido o envernizamento dos pneus da frente, desde que seja com verniz incolor ou de cor preta.
    10 - Transmissão
    a) O pinhão deve atacar directamente a cremalheira instalada no eixo traseiro.
    b) O pinhão é livre.
    c) A cremalheira é livre.
    11- Patilhão, Cabos e Patilhas
    a) Os cabos são livres.
    b) O patilhão é livre.
    c) As patilhas são livres.
    12 - Motores
    a) Os motores permitidos são apenas os de caixa curta constantes das listas anexas:
    • Para a classe “H” têm como limite as 13.000 RPM a 12 V.
    • Para a classe “1” têm como limite as 18.000 RPM a 12 V.
    • Para a classe “2”, têm como limite as 21.500 RPM a 12 V.
    Exceções e limitações:
    Classe “H” - Os carros equipados com motores colocados na frente do modelo, bem como os modelos em resina e ainda os da marca “Carrera” poderão utilizar motores até 16.000 RPM a 12 V;
    Classe “1” - Os carros equipados com motores colocados na frente do modelo, ou em modelos que os possuam colocados atrás do eixo traseiro, poderão utilizar motores até 20.000 RPM a 12 V.
    Classe “1” - Os modelos que pertençam às marcas Scaleauto, Spirit; Fly Racing e da MSC estão limitados à utilização de motores até 16.000 RPM a 12 V.
    Classe “2” - Os modelos que pertençam à das marcas Slot-It; Sloter Racing; Fly Racing; Avant-Slot; MSC; Policar; NSR e Scaleauto estão limitados à utilização de motores até 18.000 RPM a 12 V.
    b) Os motores não poderão ultrapassar uma potência magnética, indicada pelo fabricante, de 11 U.M.S.
    c) Os motores podem ser colados ou, cintados, com fita-cola.
    d) Os motores devem respeitar as suas características de série, e sem nenhuma modificação, devendo conter os componentes que originalmente são fornecidos, e deverão estar selados, não se admitindo qualquer manipulação, nem, a adição de nenhum elemento eléctrico, mecânico ou electrónico que altere o seu rendimento, ou o campo magnético.
    e) O eixo do motor deve conservar-se de série.
    f) A organização apreciará, quando necessário e em cada caso concreto, se, o consumo, e as demais características do motor, em vazio, e em carga, estão dentro das margens preestabelecidas.
    g) Para o efeito previsto na alínea anterior, o concorrente deverá comunicar à organização, quando lhe for solicitado, qual a relação de transmissão, e/ou o pinhão e cremalheira que utilizou no carro.
    h) Os valores respeitantes à limitação de rotações dos motores, referem-se aos nominais indicados pelos fabricantes.
    i) Na hipótese de existirem outros modelos de motores com as mesmas características e que não constem das listas anexas, os mesmos apenas poderão correr depois de testados e homologados pela organização.
    13- Pesos e Medidas
    a) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante, excepto no definido no presente regulamento.
    b) A distância mínima dos modelos ao solo, é de:
    • Classe “H”:
    2,0 mm medidos em toda a extensão do modelo;
    • Classe “1”:
    1,5 mm medidos em toda a extensão do modelo;
    • Classe “2”:
    1,2 mm medidos na sua parte traseira do modelo, e
    0,5 mm medidos na zona frontal do modelo.
    c) Os únicos elementos não abrangidos pela limitação constante da alínea anterior são o patilhão, as patilhas e as quatro rodas.
    d) É permitido o uso de lastro, cujo limite é de 10 gramas, desde que, solidamente fixado no interior do carro, e na parte superior do chassi.
    e) Não é permitido qualquer aligeiramento da carroçaria apresentada pelo fabricante, excepto no definido “ponto 6 - alínea j)” do presente regulamento.
    14 - Penalizações e verificações Técnicas:
    a) A não conformidade técnica do modelo, com o presente regulamento origina a eventual aplicação de penalizações, que poderão ir desde a perda de voltas, à desclassificação do concorrente, de acordo com o critério da organização, consoante a gravidade da infracção.
    b) A organização do evento tem o direito de verificar a compatibilidade técnica dos modelos concorrentes, com o presente regulamento, em qualquer momento das respectivas provas, e sempre que o entender.
    c) A errada comunicação da relação de transmissão, quando solicitado pela organização, originará a desclassificação do concorrente.
    d) O não cumprimento de qualquer ponto deste regulamento técnico implicará as seguintes correcções/penalizações:
    • Irregularidades detectadas aquando das verificações técnicas,
    O piloto terá de corrigi-las de acordo com o estabelecido neste regulamento.
    • Irregularidades detectadas durante a prova ou após,
    Serão penalizadas com um mínimo de 10 voltas e um máximo de 50 voltas de acordo com o critério da organização dependendo da gravidade da infracção.
    • No caso do piloto não pistar o mesmo número de mangas em que concorreu,
    Sofrerá uma penalização de 50 voltas, salvo caso de força maior e/ou justificado pela organização.
    15 – Disposições Gerais
    Os casos omissos e todos os aspectos não contemplados neste regulamento técnico serão avaliados e analisados pela organização, que, sendo soberana, se reserva o direito de deliberar sobre os casos omissos.


    Lista de modelos que correram em Le Mans, de 1960 até 1975, e as classes em que se correm:
    Marca Modelo Slot Classe
    Abarth 1300 OT H
    AC ACE H
    AC Ace Aigle H
    AC Coupé H
    AC Cobra 289 Carrera; SCX; Scalextric; MRRC H
    ACCobra Shelby Daytona Revell; Monogram H
    Alfa Romeo 33 TT 12 SRC 2
    Alfa Romeo Giulia TZ H
    Alfa Romeo Giulia TZ1 H
    Alfa Romeo Giulia TZ2 Fly; Flyslot H
    Alfa Romeo Giulietta SZ H
    Alfa Romeo SV Conrero 1150 H
    Alfa Romeo T 33/2 2
    Alfa Romeo T33/2,5 2
    Alfa Romeo T33/3 Slot-it 2
    Alfa Romeo Tipo 33 TT3 2
    Alfa Romeo Zagato SVZ 1300 H
    Alpine A 110 M 64 SCX; Teamslot; SRP 1
    Alpine A 220 2
    Alpine A 220/68 2
    Alpine A 441 C SCX 2
    Alpine A220/69 H
    Alpine M 63 H
    Alpine M 63 B H
    Alpine M 64 H
    Alpine M 65 H
    Alpine A 210 Scalextric H
    ASA RB 613 H
    Aston Martin DB4 GTZ MMK H
    Aston Martin DBR1/300 H
    Aston Martin DP 212 H
    Aston Martin DP 214 H
    Aston Martin DP 215 H
    Austin-Healey 3000 H
    Austin-Healey Sprite H
    Austin-Healey Sprite 1100 H
    Austin-Healey Sprite Sebring H
    Bizzarrini 5300 GT H
    Bizzarrini P 538 H
    BMW 3,0 CSL 3,5 Fly 1
    BMW 3.0 CSL Fly; Flyslot 1
    BMW 2002 Tii Spirit 1
    CD 3 H
    CD Dyna Coupé Le Mans Miniatures H
    CD Mantzel H
    CD SP 66 H
    CD SP 66 C MMK H
    Chaparral 2 D Monogram 2
    Chaparral 2 F Scalextric/Superslot; MRRC 2
    Chevrolet Corvette L-88 Scalextric/Superslot. 1
    Chevrolet Corvette C1 Ninco; GMC H
    Chevrolet Corvette Stingray C 2 Revell H/1
    Chevrolet Corvette ZL-1 Scalextric/Superslot. 1
    Chevron B 12 2
    Chevron B 16 2
    Chevron B 19 Fly 2
    Chevron B 21 Fly 2
    Chevron B 23 2
    Chevron B 23 2
    Chevron B 23/26 2
    Chevron B 8 2
    Chrysler Hemicuda 1
    Cooper T-57 Monaco MK II H
    Datsun 240 Z 1
    De Cadenet LM 2
    De Cadenet T 380 LM 2
    De Tomaso Pantera Scaleauto; MSC 1
    Deep Sanderson 301 H
    Deep Sanderson 302 H
    Deutsch & Bonnet Dyna Coupé H
    Deutsch & Bonnet HBR 4 H
    Deutsch & Bonnet HBR 5 H
    Deutsch & Bonnet HBR 5 Coupé H
    Duckhams LM 2
    Ferrari 246 SP H
    Ferrari 250 GT Califórnia H
    Ferrari 250 GT Experimental H
    Ferrari 250 GT SWB Slot Classic; Scalextric H
    Ferrari 250GTO/Breadvan MMK H
    Ferrari 250 LM Fly; Flyslot H/2
    Ferrari 250 P MRRC H
    Ferrari 250 TR/60 H
    Ferrari 250 TRI/61 Slot Classic H
    Ferrari 250 TRI/61 H
    Ferrari 265 GTB/C 1
    Ferrari 268 SP 2
    Ferrari 275 P MRRC H/2
    Ferrari 275 P2 MRRC H/2
    Ferrari 312 P spyder 2
    Ferrari 312 P coupé 2
    Ferrari 330 GT H
    Ferrari 330 LM H/2
    Ferrari 330 P 2
    Ferrari 330 P2 2
    Ferrari 330 P3 SCX/Exin; Scalextric 2
    Ferrari 330 P4 Scalextric/Superslot 2
    Ferrari 330 TR H
    Ferrari 330 TRI/LM H
    Ferrari 365 GTB/4 1
    Ferrari 365 GTB/4 "Daytona" Fly 1
    Ferrari 365 GTB/4 BB 1
    Ferrari 365 P1/P2 2
    Ferrari 412 P Superslot 2
    Ferrari 512 Coda Lunga Fly; Flyslot 2
    Ferrari 512 F 2
    Ferrari 512 M Spirit; Fly 2
    Ferrari 512 S Fly 2
    Ferrari 512 S Spyder Fly 2
    Ferrari Dino 166 P 2
    Ferrari Dino 206 S 2
    Ferrari Dino 246 GT 2
    Ferrari Dino 246 SP 2
    Ferrari Dino 308 GT4 1
    Ferrari GT 250 Drogo MMK H
    Ferrari 250 GTO Fly; Cartronic; Pink-Car; Scalextric/Superslot; Racer H
    Ferrari 250 GTO/LM MRRC; Revell H
    Ferrari 250 TRI/60 H
    Ferrari 312 P/B Slot-It; Sloter 2
    Ferrari 365 P2 Spyder 2
    Fiat 1000 S H
    Fiat 1000 SP H
    Fiat 700 S H
    Fiat 700 S Spyder H
    Fiat 700 S Twin Cam H
    Fiat 850 S Bialbero H
    Fiat 850 TC H
    Fiat Dino H
    Fiat-Abarth 1000 SP H
    Ford Capri 2600 LV SRC 1
    Ford Capri 2600 RS SRC 1
    Ford Capri 3000 RS SRC; Carrera; TeamSlot 1
    Ford GT 40 4,1 L 2
    Ford GT 40 MK I Scalextric/Superslot; Fly; SCX/Exin; Slot-it; LMM 2
    Ford GT 40 MK II Scalextric/Superslot; Fly; SCX/Exin; Slot-it; NSR 2
    Ford GT 40 MK IV NSR; MRRC 2
    Ford GT 40 MKII-B Slot-It 2
    Ford Shelby Mustang 350 GT Revell; Pionneer H/1
    Ford GT 40 Roadster 2
    GLD 1975 2
    Grac-Gotti MT 20 2
    Healey SR 2
    Howmet TX 2
    Iso Grifo A3C 1
    Jaguar D-Type Auto-Art; Carrera; Scalextric/Superslot H
    Jaguar E-2A H
    Jaguar E-Type Ninco; Scalextric; Monogram H
    Jaguar E-Type Ligth Weight Revell; Ninco H
    Lamborghini 4000 GT 1
    Ligier JS 1 2
    Ligier JS 2 2
    Ligier JS 3 2
    Lister-Jaguar Coupé Scalextric H
    Lola GT MK 6 2
    Lola MK I H
    Lola T 212 2
    Lola T 280 Sloter 2
    Lola T 292 Sloter 2
    Lola T- 294 2
    Lola T 70 MK III 2
    Lola T 70 MK III B Fly; Flyslot 2
    Lola T-280/82 Sloter 2
    Lola T-284 2
    Lola T-284 2
    Lola T-292 2
    Lola T-292/4 2
    Lotus Elan 1
    Lotus Elite Coventry Climax 750 1
    Lotus Elite MK 14 1200 1
    Lotus Europa (47) 1
    March 75 S 2
    Marcos Gullwing H
    Marcos Mini GT H
    Maserati 151/1 MMK H
    Maserati Tipo 152 H
    Maserati Tipo 61 Birdcage MMK H
    Maserati Tipo 63 H
    Maserati Tipo 65 H
    Maserati Tipo 151 H
    Matra M 620 2
    Matra MS 630 2
    Matra MS 680 2
    Matra-Simca MS 630 2
    Matra-Simca MS 650 2
    Matra-Simca MS 670-B Slot-it; SRC 2
    Matra-Simca MS-660 C 2
    Matra-Simca MS-670 2
    MG B Scalextric/Superslot 1
    MG B Hard Top Scalextric/Superslot 1
    MGA Coupé Twin Cam SCX H
    Mirage GR 7 2
    Mirage GR 8 Avant Slot 2
    Mirage M 6 2
    Mirage M1 2
    Morgan 4+4 Carrera H
    Moynet LM 75 2
    Moynet XS 2
    Nomad MK II 2
    Osca 1600 GT Zagato H
    Osca Sport 1000 H
    Osca Sport 750 H
    Porsche 908 Fly 2
    Porsche 1600 GS/4 Carrera Abarth GTL MMK H
    Porsche 718 RS 60 MMK H
    Porsche 718 RS 60/4 MMK H
    Porsche 718 RS/61/4 Coupé H
    Porsche 718 RS/61/4 Spyder H
    Porsche 718/8 GTR Coupé H
    Porsche 718/8 WRS Spyder H
    Porsche 904/4 MRRC; Revell; H
    Porsche 904/8 H
    Porsche 907/8 SRC 2
    Porsche 908/2L 2
    Porsche 908 LH SRC 2
    Porsche 908/1 Fly 2
    Porsche 908/2 Flunder/LH Fly 2
    Porsche 908/3 Fly 2
    Porsche 911 Carrera RSR Turbo Carrera 1
    Porsche 911 EC Fly; MRRC 1
    Porsche 911 TH MRRC 1
    Porsche 917 K Fly; Flyslot; SCX/Exin; NSR; 2
    Porsche 917 L 2
    Porsche 917 LH Fly; Flyslot 2
    Porsche 917/20 Fly 2
    Porsche 906 Fly 2
    Porsche 2000 GS H
    Porsche 695/GS4 MMK H
    Porsche 904/4 Revell; MRRC H
    Porsche 904/6 Revell; MRRC H
    Porsche 904/8 H
    Porsche 906 L SRC 2
    Porsche 907/6 L SRC 2
    Porsche 908/2 Fly 2
    Porsche 908/3 LH 2
    Porsche 910/6 K MRRC; Top slot 2
    Porsche 911 Carrera RSR Carrera; Fly; Flyslot; 1
    Porsche 911 S Fly; Flyslot 1
    Porsche 911 T Fly; 1
    Porsche 914/6 SRC 1
    René Bonnet Aerodjet LM 6 H
    René Bonnet Jet H
    René Bonnet Jet 2 Spyder H
    René Bonnet RB 5 H
    Rover-BRM BRM 2
    Rover-BRM Turbina 2
    Sederap H
    Sereníssima Jungla GT Spyder H
    Shelby Cobra Daytona Revell H
    Sigma MC 73 2
    Sigma MC 74 2
    Sigma MC 75 2
    Simca 1300 Bialbero H
    Stanguellini 740 Bialbero H
    Sunbeam Alpine H
    Sunbeam Tiger Thunderbolt MMK H
    Tecma 755 2
    Tojeiro EE MMK H
    Triumph Spitfire MMK H
    Triumph TR 4 S H
    TVR Grantura H

    Lista de Motores para a classe de modelos “Históricos” – Até 13.000 Rpms a 12 V
    Marca Modelo
    Cartrix TX-1
    Cartrix TX-1,1 (duplo eixo)
    Ninco NC-1 preto
    Ninco NC-11 (Ninco 1)
    Ninco NC-8 Thruster Cinzento
    Pink Kar Power Plus 1
    Reprotec RT 9
    Reprotec RT9- Mini
    Lista de Motores para a classe de modelos “Históricos” da marca “Carrera”, de resina e/ou com motor à frente e para os “MSC e Scaleauto da Classe 1 –Até 16.000 Rpms a 12 V
    Marca Modelo
    Ninco NC-13 Ninco 1 Evo eixo longo, Branco com listas vermelhas
    Ninco NC-9 Sparker Verde claro
    SRP Mabuchi 1092
    SRP Mabuchi Power 16 Ca SRP 1092
    SRP SRP181P416000X

    Lista de Motores para a classe 1 e para os modelos da classe 2 das marcas Slot-It; Sloter Racing; Avant-Slot; MSC; Policar; NSR e Scaleauto – Até 18000 Rpms a 12 V
    Marca Modelo
    Avant Slot Endurance Yellow
    Carrera E-200 / E 500 FC-130
    Fly P1
    FlySlot P-1 (FK-130)
    Pioneer Storm
    Pioneer Typhoon 2 FC-130
    Pioneer Typhoon MK 2 QS
    ProSlot Evo 1 Blue Label
    Scalextric/Superslot Standard
    Scalextric/Superslot Standard "Black Stripe" C8146
    SRC Standard
    H&R Racing Hawk Motor 1

    Lista de Motores para a classe 1 com motor à frente ou atrás do eixo traseiro –Até 20.000 Rpms a 12 V
    Avant Slot Wizzard Gold FC-130
    Cartrix Xperimental 1161 E
    Fly P1- "Black Endbell"
    Fly P1- "Black Stripe"
    NSR Shark 20.000 Laranja
    Scaleauto SC-0014b
    Scaleauto SC-08b S-can Duplo eixo
    Scaleauto SC-20 Ball Bearing Blue FC 130
    Scalextric/Superslot Sport
    Slot-It V12-3 Blue/Green MX 12
    Spirit FC 130 (Ferrari Lola)
    SRP SRP181P52000X
    TeamSlot TS 6 Racer

    Lista de Motores para a classe 2 – Até 21.500 Rpms a 12 V
    Marca Modelo
    Avant Slot Hercules Pink
    Avant Slot Wizzard Gold FC-130
    Cartrix Xperimental 1161 E
    Fly P1- "Black Endbell"
    Fly P1- "Black Stripe"
    NSR Shark 20.000 Laranja
    Pioneer Typhoon 3 FC-130
    Pioneer Typhoon SS
    ProSlot Evo 2 "Gold Label"
    Scaleauto SC-0014b
    Scaleauto SC-08b S-can Duplo eixo
    Scaleauto SC-20 Ball Bearing Blue FC 130
    Scalextric/Superslot Sport
    Slot-It V12-3 Blue/Green MX 12
    Slot-It V12-3 Orange MS 6
    Spirit FC 130 (Ferrari Lola)
    SRP Mabuchi Speed 21 SRP 1034
    TeamSlot TS 6 Racer

    Pela organização
    José Pedro Gil
    Mário Rosas
    Miguel Rovisco de Andrade
    RETIRADO DA PÁGINA DE FACEBOOK DO CAMPEONATO EM CAUSA NO DIA 9JULHO2014

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